segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Arroz de Cozido à Portuguesa


Como dizia Lavoisier: “Na Natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.
Eu acho que posso dizer: “Na culinária, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”.

Por isso é que o excelente Cozido à Portuguesa do almoço de ontem vai transformar-se no arroz de cozido do jantar de hoje!
Normalmente, no Cozido à Portuguesa da minha mãe só entra o pernil fumado, as várias chouriças, a carne de vaca, salpicão, a batata e cenoura cozida e também a hortaliça – normalmente penca ou coração. E arroz branco confeccionado com uma parte de caldo de carne.

A receita é para 3

Eu faço sempre um estrugido de cebola e alho picado com azeite. Deixo alourar (vigiar pois o alho queima com facilidade) e em seguida coloco um pouco da água que vou usar (já medida) e deixo apurar um pouco. Em seguida, deito no tacho a restante quantidade de água e depois as carnes e hortaliças já cortadas em pedacinhos. Deixo levantar fervura e provo (a maior parte destas carnes são salgadas e têm um gosto apurado). Quando ferve acrescento o arroz carolino e deixo cozinhar em lume médio.
Cá em casa gostamos do arroz bem malandrinho com bastante caldo, por isso eu uso 1 chávena de arroz e 4 chávenas de água.
Também gosto de deixar o arroz descansar uns minutos antes de o servir.
Bom apetite!