sábado, 26 de maio de 2012

Estão convidados a comer uma fatia

Bolo de chocolate


Este bolo é um dos nossos preferidos cá em casa! E mesmo sendo um bolo grande (para 3 pessoas) desaparece rapidamente!

Normalmente uso as quantidades apresentadas e dá um bolo grande. A receita original, registada no caderno de receitas da minha mãe indica o dobro das quantidades, mas o bolo fica enooorme. Por isso, reduzimos para metade.

Ingredientes:

4 ovos
2 chávenas de açúcar
2 chávenas de farinha
1 pacote de chocolate em pó
1 chávena de óleo
1 chávena de água quente

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em seguida prepare a forma untando-a com margarina e enfarinhando-a.
Bate-se os ovos com o acúçar. Junta-se a farinha aos poucos e depois o chocolate. Por fim o óleo e em seguida a água quente. Envolver bem estes líquidos na massa que fica com um aspecto brilhante e bastante líquida.  Vai ao forno cerca de 40 a 50 minutos.
Bom apetite!





Intro

O gosto pela cozinha foi crescendo comigo. Mas nem sempre foi um prazer.
Lembro-me bem da 1ª aventura a solo. Tinha 12 anos, era Verão e a minha mãe começou a trabalhar fora. A tarefa era fazer arroz de tomate para o jantar.
imagem retirada da internet
Vi muitas vezes a minha mãe a preparar o dito arroz. Na véspera, a minha mãe escreveu num bloquinho de apontamentos os passos a seguir e nesse dia, enquanto ela fazia o arroz de tomate (muito apreciado principalmente pelo meu pai) eu fazia mais anotações (tenho pena de não ter já o bloquinho original) do género: “primeiro tenho que picar meia cebola, depois ponho o azeite a cobrir o fundo do tacho, depois tenho de acender o fósforo e ligar o bico mais pequeno do fogão no mínimo. A cebola deve ficar dourada mas não queimada.”... Coisa que aconteceu várias vezes nos primeiros tempos apesar de seguir atentamente as instruções. Passados alguns dias, percebi que a solução era ter já preparada uma chávena com água ainda antes de ter o estrugido ao lume e não esperar que ficasse dourado e só depois pensar que era preciso a água.
Lentamente, fui tomando conta do jantar completo, a confiança foi aumentando, o bloquinho foi para a gaveta e o jantar já era de qualidade aceitável.

segunda-feira, 21 de maio de 2012


Olá!

Gatinho Guloso apresenta-se hoje!

O gosto pela culinária, principalmente pela doçaria, deu-me alento para criar este espaço.

Comecei recentemente a visitar blogs dedicados ao tema e fiquei encantada com alguns que descobri por acaso, e que agora, visito quase diariamente. Por isso, inspirada em toda(o)s vocês surge “GatinhoGuloso”!
Espero que gostem!
Aguardo as vossas visitas e comentários.